sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meritocracia: será que funciona?


Vivemos em um Brasil cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. Para que possamos subir na carreira, é preciso destacar-se entre milhares de trabalhadores bem qualificados. Assim, é usado um método de seleção chamado meritocracia. Mas o que realmente é meritocracia?
Meritocracia é uma forma de avaliação em que uma pessoa é recompensada por seus méritos. Mais comum em empresas, é por meio dela que o profissional observa seu funcionário e pode ver se ele vale a pena ou se é apenas um peso morto para a companhia ou empresa.
Além de servir como forma de seleção, também serve como incentivo para funcionários que, ao serem reconhecidos, trabalham melhor e com mais eficiência do que os que não levam devido crédito. Ainda assim, a meritocracia tem um lado ruim, pois nem sempre quem leva o crédito merece e os reais merecedores deste reconhecimento são prejudicados.
A meritocracia é um sistema em que é dado mérito a quem merece pela realização de algum feito. É facilmente encontrada em empresas e separa os que estão mais aptos dos inaptos. Pode parecer que é um sistema simples, mas não é. Apesar disso, pode dar certo, apenas é preciso um pouco de honestidade e de reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário