sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meritocracia: será que funciona?


Vivemos em um Brasil cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. Para que possamos subir na carreira, é preciso destacar-se entre milhares de trabalhadores bem qualificados. Assim, é usado um método de seleção chamado meritocracia. Mas o que realmente é meritocracia?
Meritocracia é uma forma de avaliação em que uma pessoa é recompensada por seus méritos. Mais comum em empresas, é por meio dela que o profissional observa seu funcionário e pode ver se ele vale a pena ou se é apenas um peso morto para a companhia ou empresa.
Além de servir como forma de seleção, também serve como incentivo para funcionários que, ao serem reconhecidos, trabalham melhor e com mais eficiência do que os que não levam devido crédito. Ainda assim, a meritocracia tem um lado ruim, pois nem sempre quem leva o crédito merece e os reais merecedores deste reconhecimento são prejudicados.
A meritocracia é um sistema em que é dado mérito a quem merece pela realização de algum feito. É facilmente encontrada em empresas e separa os que estão mais aptos dos inaptos. Pode parecer que é um sistema simples, mas não é. Apesar disso, pode dar certo, apenas é preciso um pouco de honestidade e de reconhecimento.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Bem é Para Todos


O mundo vem se desenvolvendo cada vez mais rápido e com ele há o aumento de seus problemas. Ao longo da história é possível ver como foram causados estragos ao meio ambiente e à nossa sociedade. Mas, ainda assim, em um mundo onde as pessoas se preocupam apenas consigo mesmas, há pessoas dispostas a ajudar.
São inúmeras as instituições q ajudam as pessoas necessitadas e meio ambiente. Mas, como a maioria, são comandadas por pessoas que não tem força, dinheiro ou influência o suficiente para fazer com que sua instituição se torne conhecida e possa realmente ajudar os que necessitam.
No entanto, ainda é possível ver como há pessoas “humildes” que esquecem o número de sua conta bancária e do quão famosos são, e vão à luta em prol destas instituições carentes. Algumas destas pessoas são Bono Vox do U2, Madona, Shakira entre outros cantores e atores. Muitos podem pensar que este é apenas mais um jeito de se promover e vender seu produto. Mas na verdade, não. N a realidade, existem pessoas que se preocupam com os outros  e se engajam em causas, sem segundas intenções.
No mundo em que vivemos, é preciso esquecer nossas diferenças e lembrar que todos somos iguais de alguma forma. Que para uma coisa pequena se tornar grande, não precisa ser realizada por grandes pessoas, mas também pela junção de várias pessoas pequenas fazendo com que tudo isso se torne grande.