sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Maioridade Penal


Hoje em dia, os jovens agem sem limites, fazem o que querem, quando querem, como querem e a única coisa que os separa de receber uma punição justa é sua idade. Apesar de haver reformatórios para os infratores menores, ainda assim a punição não é completamente justa. Mas será que a redução da maioridade penal seria a resposta para este e outros problemas?
Apesar de parecer simples, não é um problema fácil de ser resolvido. Tudo depende da maturidade e da falta de limites tanto do adolescente quanto da falta de limites dada pelos pais. E apesar de não parecer grande coisa, os pais têm muito a ver com isso. A falta de limites não imposta por seus pais  faz com que eles, os jovens, não saibam os próprios limites, consumam bebidas alcoólicas, dirijam bêbados e percam a noção de suas ações.
Outro problema também é o aumento da população carcerária que além de já estar superlotada, não é garantido que o jovem se arrependa ou melhore de algum jeito, deixando os jovens em uma situação confortável pois lá ganham comida e moradia, sendo que, talvez estivessem morrendo enquanto permanecessem nas ruas.
O jovem de hoje em dia tem capacidade de distinguir p certo do errado. O que falta é limite e essa falta de limites resulta em várias consequências que só piorarão com a diminuição da maioridade penal.