Nos dias de hoje o Brasil tem se desenvolvido e crescido. Mas quando falamos em educação estamos entre uma das piores do mundo. Isso é resultado da ausência de incentivo governamental, da falta de hábito e leitura e de 500 anos de uma cultura que não pões em primeiro plano as necessidades de seu povo. A leitura é muito importante para o ser humano. É através dela que enriquecemos nosso vocabulário, obtemos conhecimento e melhoramos nosso raciocínio e interpretação.
O baixo índice de leitura dos brasileiros tem virado motivo de vergonha nacional. Pesquisas mostram que um quarto da população brasileira com mais de 15 anos são analfabetos, em outra pesquisa sobre os hábitos de leitura nos países, o Brasil ficou em 27° em um ranking de 30 países. Essa indiferença dos brasileiros com a leitura também é causada pela nossa cultura que com séculos de escravidão, levou nossos lideres a se preocuparem com outras coisas e deixarem a educação de lado.
Outro motivo do desinteresse pela leitura são as tecnologias do mundo moderno, que fazem com que se criem jovens não leitores que não sabem escrever e falar a própria língua.
Concluindo, o hábito da leitura é muito importante: melhora o raciocínio e a interpretação, traz conhecimento e um novo vocabulário. Por isso, deve ser estimulado desde a infância para que o Brasil tenha uma nova geração mais culta que derrube as barreiras que são impostas a eles pela falta de interesse ou influencia de alguma cultura.